Wiki Carpathians

Miséria de clássica ucraniana moderna

Hoje é mais fácil de ouvir a clássica ucraniana moderna no estrangeiro do que na Ucrânia.


Há proposta mas não há demanda

Clássicos da música contemporânea - aqueles de quem fala pouco, e cujas obras na Ucrânia tocam apenas nos festivais especializados. Temos muitos compositores. Temos uma grande variedade de géneros. Temos músicos que reflectem essa música moderna. Mas o nosso mercado de música está muito ruim. Relacionamentos que se constituíram neste mercado não são civilizados. Alem disso, muitos sofrem da ignorância das línguas estrangeiras que não deixa chegar ao mercado ocidental. E a falta de gestão das artes experientes impede a música ucraniana chegar ao mercado mundial.




Salvadores-entusiastas

- sim a excepção das regras ucranianas (ou da sua ausência) - informe Irina Frenkel, a música e solista da Filarmonia de Vinnitsa. Há vários anos ela estabeleceu o contacto com os alemães que concordaram em cooperação e deixam a tocar as peças modernas alemãs na Ucrânia e as ucranianas tocam na Alemanha. Portanto, o festival de Colônia "Fórum da Música Nova", que este ano teve uma parte dedicada a música do Leste Europeu, não é a primeira oportunidade para para obras ucranianas a obter um som no Ocidente.

No mundo musical de hoje, a Ucrânia era conhecida, principalmente devido a Valentin Silvestrov, diz Frenkel. Mas os direitos de suas obras comprou completamente uma das casas em Berlim e hoje a Ucrânia não tem direitos sobre obras do próprio compositor.

As autoridades ucranianas não estão preocupadas com isto. Mas, pelo menos, não interferem a realizar os festivais de música moderna em Lviv, Odessa e Vinnitsa. O problema é que nossa cultura está dividida em duas partes. Estamos muito fixados no que é chamado de folclore. Isso é muito bom, mas "o que é demais não é bom". Porque a fim de integrar-se a comunidade mundial deve pensar sobre a outra parte da cultura associada com o padrão clássico. Isto é os nossos compositores, artistas, companhias de balé, etc.

Assim, não se deve "inventar uma bicicleta", como a participação do estado no sistema de desenvolvimento e promoção da música contemporânea se aplicada com sucesso em muitos países. Assim, basta apenas levar os esquemas prontos e personalizá-los com a mentalidade da Ucrânia.

Valorizados no Ocidente mas não na Ucrânia

Hoje acontece que os outros países precisem mais dos músicos e compositores ucranianos mais do que a própria Ucrânia. Isso tem a ver com talentos jovens musicais que se enquadram nas escolas ocidentais, muitas vezes, por causa de uma certa relutância banal para levá-los para as universidades locais. Isso tem uma razão - nepotismo e corrupção.

"O talento não se pode assar com o ferro quente"

Enquanto isso, a terra da Ucrânia continua a dar novos talentos que não dependem tanto da situação política, nem das prioridades do governo. Se numa pessoa se nasce a música, se ela pode acordar-se a noite e anotar o que aconteceu com ela ou pintar uma imagem ou escrever algumas linhas, isto não se pode assar com o ferro quente.

Mas o destino da maioria desses talentos é triste. Na melhor das hipóteses, eles ensinam nas escolas de música, no pior - quase sobrevivem.

DW

Gostaste deste artigo? Subscreve o RSS feed.
Related Posts with Thumbnails