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Cultura da Ucrânia

Para cultura nacional ucraniana, a cultura do povo é um elemento fundamental e básico. No seu núcleo foi formado gradualmente pela ciência profissional, a literatura e a arte. A peculiaridade da cultura ucraniana determinou também o impacto das condições geográficas, sobretudo a trajectória histórica, bem como a interacção com outras culturas étnicas. A adopção do cristianismo no século X foi um marco importante no desenvolvimento da cultura. 
Características gerais - A Ucrânia teve um caminho difícil na história - a conquista mongol-tartar, no século XIII., a expansão Polaco-lituana dos séculos XIV - XVI., dependência dos impérios Russo e Austríaco nos séculos XIX – XX. Na tradição do povo a cultura tem desempenhado um papel excepcional. Isto aconteceu porque durante um longo período a sociedade ucraniana desenvolveu-se sem plena cultura nacional da elite.




Os verdadeiros criadores e portadores de cultura continuaram a ser as grandes massas da sociedade - camponeses, Cossacos, carpinteiros. A cultura ucraniana por longos períodos de sua história desenvolveu-se como nacional. Nela as tradições populares e o folclore ocuparam a grande parte, que acrescentava o seu charme especial e cor. Sobretudo, foi brilhante na arte – no folclore, nas músicas, nas danças e nas artes decorativas. É através da preservação e manutenção das tradições, cujas raízes têm por base a cultura do Principado de Kiev, tornaram possível a ascensão da cultura ucraniana no séc. XVI – XVII e o renascimento cultural no século XIX.


Ao mesmo tempo são significativas as consequências negativas daquele desenvolvimento da cultura nacional. Durante muito tempo, muitas pessoas talentosas que nasceram e cresceram na Ucrânia, em seguida, deixaram a pátria e ligaram a sua vida e o seu trabalho a culturas de outros países (Rússia, Polónia). Além disso, os avanços na ciência foram menos pronunciados do que nas ciências humanas.


O sistema de ensino atingiu o seu apogeu na época cossaca e forneceu a educação pública, a tradição de escrever os livros, o foco sobre os principais centros da Europa, em particular na tradição cultural bizantina. A Ucrânia teve o seu centro de cristianismo no mundo eslavo, o centro da ciência e do ensino superior desenvolvido através dos Colégios. Tudo isso permitiu trazer a cultura ucraniana ao nível dos eventos mundiais, criar um número de obras clássicas na impressão, na arquitectura, na literatura e alcançar êxitos significativos na ciência.


À cultura ucraniana sempre desde o início, foram inerentes factores significativos: a abertura do mundo, a ausência da xenofobia e da falta de humanismo. Falando sobre a essência da cultura humanística, temos mencionar o facto de que os valores da cultura no período de desenvolvimento activo dos séc. XVII-XIX eram muito específicos. Chegamos a esta conclusão com a criatividade do Grigory Skovorodá, Feofan Prokopovich, Panteleimon Kulish, Taras Shevchenko. Nas suas obras filosóficas, eles decidiram a questão da natureza e as condições da felicidade humana, bem como o significado da existência humana.


Ao contrário da opinião pública em outros países europeus, onde a pobreza, doença e ausência da cultura pensaram melhorar através do progresso tecnológico, o aumento da produtividade, graças aos esforços dos monarcas e iluminada experimentação social, os pensadores ucranianos apontam para um outro. «O trabalho relacionado» e auto-conhecimento, a liberdade, para os quais não desculpa em parte com o bem-estar, as limitações das necessidades, fornecimento de benefícios espirituais do material - estas são as formas e receitas para a felicidade, que mantido e promovido pelos líderes dos pensadores ucranianos no espírito da tarde Existencialismo Europeu. Essas abordagens são de particular importância para toda a humanidade.


O povo ucraniano viveu uma história longa e tumultuosa. Ele teve que viver numa encruzilhada, que passou por diversos povos e tribos. Quase cada um deles desejava a terra ucraniana. Nestas condições difíceis deviam de proteger a sua liberdade dos inimigos, ser servil. Essa luta trouxe-nos o mais brilhante ideal dos ucranianos - amor à liberdade. Isto fez com que, já no final do século XVI, na Ucrânia, se concretizasse a primeira democracia. O Estado dos cossacos foi o bastião da democracia e da liberdade, não só em si, mas também para as nações vizinhas. Portanto, toda a arte popular é repleta de natureza amável à liberdade. Os Ucranianos perderam a liberdade e a independência muitas vezes e tiveram muitas saudades da mesma. Depois recriaram essa melancolia e luta pela liberdade em todas as formas de criatividade - no mar ilimitado das canções cordiais, nas lendas, na pintura, nos bordados, na cerâmica, na tecelagem e assim por diante.

Cultura do Principado de Kiev No século IX na Europa Oriental surgiu o estado monárquico da Rus de Kiev, com centro em Kiev. A base da cultura da Rus foi o original da cultura oriental de tribos. No momento da sua ocorrência no modo económico dos eslavos dominava a agricultura, produção animal, caça, pesca e apicultura. No séc. X atingiram um nível suficientemente elevado, produtos feitos de ferro e metais não ferrosos, olaria, tecelagem, couro e curtimento, esculpidos em pedra e madeira.


O cristianismo foi novo ponto de partida, alterou as crenças pagãs das tribos e foi formalmente adoptada por Volodymyr Magno, em 988. A introdução do cristianismo acelerou muito o desenvolvimento da escrita (por algum tempo coexistiram glagolítico, cirílico e letras), e da literatura, antigos monumentos que são escritas em língua eslava antiga. A influência da cultura bizantina foi muito importante, em especial a disseminação do estilo bizantino na arquitectura, na música espiritual, na pintura dos templos.

Século XIII-XV. A invasão tártaro-mongol em meados do século XIII causou o declínio económico prolongado. Em algumas indústrias houve queda ou esquecimento de tecnologia complexa, facilitando a indústria artesanal. Pouco tempo depois parou a construção. A Igreja Ortodoxa permaneceu como centro espiritual. Com o declínio dos principados de Kiev e de Chernigiv, o principado de Halych e Volyn fez-se o centro de cultura, que foi mais favorável na situação geopolítica. A situação foi alterada gradualmente com a inclusão das terras ucranianas do Grão-Ducado da Lituânia. Na cultura torna-se visível o impacto da Europa ocidental, que determina os conteúdos culturais da época. Alcançaram padrões consideráveis no conhecimento científico das áreas de ciências humanas: filosofia, história. Desenvolviam-se os motivos seculares na literatura. A arquitectura das igrejas se torna do estilo gótico distribuído em construção urbana da Europa. Continuava o desenvolvimento de géneros diversos da arte popular: artes e artesanato, música, teatro. A arte popular enriqueceu com o aparecimento de motivos heróicos.

Século XVI-XVIII. No século XVI continua a estabilização e a revitalização da vida económica, o crescimento das cidades. Na Volyn e na Halychyna praticam cada vez mais a construção de edifícios civis não feitos já de madeira, mas de pedra e tijolo. No século XV, na cidade de Lviv, foi construída a canalização.

Com a conclusão da União de Lublin em 1569 as terras ucranianas estavam sob a posse de Polónia (Rzeczpospolita). A posição da elite social nas novas condições foi mista. As maiorias dos feudalistas ucranianos, o topo do clero afastaram-se da cultura nacional - língua, tradições.


Nesta situação histórica, o papel do líder espiritual do povo passou aos cossacos - ao estatuto social que formou nos séculos XV-XVI. A maioria dos cossacos tomou a tradição da independência, a defesa da fé e da língua ucraniana.

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