Wiki Carpathians

O Serviço de Segurança da Ucrânia tentou induzir a cooperação o Reitor da Universidade Católica Ucraniana

Quanto ao memorando da
Visita à UCU de um representante do
Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) (ex-KGB)
Sr. XXXX XXXX responsável pelos contactos com as Igrejas
18 de maio de 2010, o escritório do reitor, 9:50-10:34


Às 9:27 da manhã Pe. Borys Gudziak recebeu uma chamada de seu telemóvel privado de um representante do Serviço de Segurança da Ucrânia (em ucraniano "SBU"), que solicitava um encontro. A reunião foi agendada para 20 minutos mais tarde, na Reitoria da UCU (Universidade Católica da Ucrânia). Esse funcionário tinha contactos com a reitoria UCU um ano atrás, no momento da visita à universidade do então Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko. Ele tinha feito uma visita à reitoria no final da tarde de 11 de Maio, em relação a um pedido dos Institutos da História da Igreja Ecuménica para assinar um acordo para usar os arquivos de SBU. Naquele tempo os membros da reitoria estavam fora do escritório. Ele teve, como diz o Dr. Antoine Arjakovsky, direitor do Instituto de Estudos Ecuménicos, uma reunião "muito boa".

Após a chegada no dia 18 de Maio, o agente de uma forma educada explicou que certos partidos políticos estão a planear protestos e manifestações a respeito da política das novas autoridades ucranianas. Os alunos devem ser envolvidos em tais protestos. Existe o perigo de que alguns destas manifestações podem ser marcados por provocações. Ele afirmou que, naturalmente, os alunos estão autorizados a protestar, mas eles devem ser advertidos pela administração da universidade que os envolvidos em alguma actividade ilegal serão punidos. As actividades ilegais incluem não só os actos violentos, mas também, por exemplo, piquetes bloqueando o acesso de trabalho dos funcionários do governo (ou qualquer protesto não sancionado pelas autoridades).

Depois da sua apresentação oral, o agente colocou sobre a mesa entre nós uma carta de uma página que foi dirigida a mim. Ele me pediu para ler a carta e, em seguida, reconhecer com uma assinatura minha a familiaridade com o seu conteúdo. Ele afirmou que depois que eu tinha lido e assinado a carta, seria necessário para ele de tirar a carta. Desde que eu pude ver que o documento foi correctamente dirigida a mim, como ao reitor (eu também notei que tinha duas assinaturas dando-lhe um carácter particularmente oficial) eu respondi com calma que qualquer carta dirigida a mim torna-se minha propriedade e deve ficar comigo, em pelo menos de forma exemplar. Só nessas condições eu poderia concordar de ler a carta.

O agente era, evidentemente, surpreendido com a minha resposta. Parecia que a situação para ele era sem precedentes, porque na minha presença, usando seu telemóvel, ele chamou os seus superiores (locais) a pedir instruções sobre como proceder. O superior se recusou a deixar-me a letra original ou uma cópia, dizendo que a SBU tem medo que eu "poderia publicá-lo na internet." Eu questionei todo este processo e a necessidade de sigilo e recusei a olhar para a carta e ler seu conteúdo. O jovem oficial estava decepcionado e um pouco confuso, mas não exerceu uma pressão adicional, e não disputou a minha argumentação.

Nossa conversa também teve um momento pastoral. Eu adverti o agente do fato de que a SBU como a ex-KGB, com muitos funcionários remanescentes da era soviética, tem uma pesada herança de quebrar as pessoas fisicamente e moralmente, e que ele como uma pessoa jovem casada deve ter cuidado para não cair em quaisquer acções que possam causar danos permanentes à sua própria identidade e da vergonha de seus filhos e netos. Procurei de expressar isto pastoralmente como sacerdote. Para seu crédito, ele reconheceu o pasado e declarou seu desejo de servir as necessidades dos cidadãos ucranianos. Ele também pediu que eu indicar-lhe se eu sentir que ele está exercendo a pressão indevida.

Finalmente, eu expressei a minha decepção profunda, e da toda população, que o trabalho da SBU é tão desigual, que a segurança e os policiais vivem luxuosamente em baixos salários, porque eles estão envolvidos em actividades corruptas e que os direitos legais dos cidadãos e igual aplicação da lei estão a ser gravemente negligenciados. Eu dei o exemplo recente do meu primo, Teodor Gudziak, major de Vynnyky, que em Fevereiro de 2010 (três dias após a eleição do novo presidente) foi preso em um caso de suborno fabricado, que foi criado por um rival político notoriamente corrupto e ex- policiais através da polícia regional e a da cidade. Apesar do fato de que duas semanas antes do caso fabricado, o major com base de voto do conselho da cidade, tinha dado a SBU um vídeo de policiais à paisana, invadindo seu escritório e segura na prefeitura no meio da noite, usando selos da cidade em vários documentos, a SBU não tomou nenhuma atitude. (A liderança da Igreja, especificamente Cardeal Lubomyr Husar, teme que a associação que manipula neste caso pode ser utilizada como um legado para comprometer o reitor da UCU e toda a instituição que tem uma reputação única de estar livre de corrupção). Eu também contei que tenho os testemunhos de confiança e as provas sonora de que o meu telemóvel está ouvindo durante muitos meses.

A população da Ucrânia continua de ter medo e desconfiança de segurança de Estado e de polícias por causa de histórias lamentáveis de prática de intimidação difusa de políticos honestos, jornalistas, cidadãos comuns e a extorsão praticada pelas instituições de segurança e policiais no que diz respeito à média e pequena empresa. Eu pedi ao agente jovem para transmitir essas preocupações para seus superiores. Eu tinha a impressão de que ele pessoalmente está aberto ao argumento moral, mas que ele também estava simplesmente fazendo seu trabalho. Para mim ficou claro que ele devidamente "seguia as ordens".

Durante a nossa conversa o agente perguntou-me sobre a Assembleia Geral da Federação Europeia das Universidades Católica (FUCE), que será organizado pela UCU em Lviv. Ele caracterizou-o como um acontecimento importante (que recebeu uma considerável publicidade) e perguntei sobre o programa e se ele estiver aberto ao público. Ficou claro que ele teria se interessado em participar do processo. Eu disse que o tema principal "Humanização da sociedade através do trabalho das universidades Católicas", será anunciada num comunicado de imprensa quando será o resultado das deliberações. As sessões de trabalho dos reitores das universidades, no entanto, não estão abertas ao público. Expliquei-lhe que os 211 membros da Federação Internacional das Universidades Católicas (IFCU) e os 45 membros da FUCE acompanham de perto o desenvolvimento da única universidade católica da antiga União Soviética. Eles vão estar monitorizando o bem-estar da UCU, especialmente depois da reunião anual do Conselho de Consultores de IFCU, em Março, onde eu tive a oportunidade de descrever algumas das nossas preocupações sócio-políticas e as ameaças à liberdade de discurso intelectual (imposição de pontos de vista histórico soviéticos, a reabilitação de Stalin e do stalinismo, a quem foi inaugurado um novo monumento em Zaporizhia no dia 5 de Maio de 2010) e nova censura da imprensa e da televisão que são incompatíveis com a vida universitária normal.

Posteriormente, como havia sido combinado no início da reunião, eu chamei o Sr. Vice-Reitor de UCU, Dr. Taras Dobko a quem repeti as preocupações da SBU.

Além de observar a solicitude SBU para a estabilidade na sociedade ucraniana há algumas conclusões que podem ser retiradas do encontro e as propostas que foram expressas:

1. A assinatura de um documento, como a carta que foi apresentado para assinatura para mim é o sinónimo de concordar de cooperação com o SBU. A assinatura de pessoa em vigor concorda com o conteúdo da carta e suas implicações. No KGB a pratica de receber uma assinatura de um documento que foi elaborado e mantido pelo KGB foi o principal método de recrutamento de colaboradores secretos.

2. Tais métodos não têm procedentes (para mim) na Ucrânia independente, na experiência da UCU e da Universidade Nacional de Lviv, cujo antigo reitor (e ex-ministro da Educação, 2008-10) era Ivan Vakarchuk, com quem eu consultei imediatamente após a reunião. Esses métodos eram conhecidos nos tempos soviéticos.

3. O confisco da carta após a assinatura, faz a carta e a assinatura um instrumento que pode ser utilizado a critério completo da SBU

4. Os possíveis cenários para a exploração de um documento deste tipo incluem o seguinte:
a) No caso de prisão de um estudante, a SBU pode confrontar com a reitoria e fazer acusações que a universidade foi informada do perigo para os alunos e não tomou as medidas necessárias para protegê-los da violência ou dano legal. Neste caso, a administração de universidade poderia ser chamada a responsabilidade moral e legal. Isto pode se tornar um instrumento legal para tentar forçar a universidade a acordo sobre alguns princípios importantes (liberdade de expressão, formas de engajamento social e crítica, mesmo a prática religiosa, que tem precedentes na história recente). Além disso, as autoridades poderiam usar tal pretexto de exercer um alto grau de pressão sobre a universidade para travar qualquer protesto de estudantes.
b) Depois de uma prisão hipotética de estudante ou estudantes, aos alunos e aos seus pais, bem como membros de comunidade universitária, podia ser mostrado o documento com o qual a administração foi advertida e orientada a limitar as actividades dos alunos. Desde que a reitoria não parou os alunos das actividades que se tornou um pretexto para a prisão, os pais ou outros poderiam tirar a conclusão de que a universidade não tem interesse suficiente para o bem-estar de seus alunos. Esta seria uma forma mais eficaz de dividir a comunidade universitária e prejudicar a reputação da universidade entre os seus mais importantes componentes de estudantes.

5. A surpresa aparente genuína do agente com a minha recusa a fazer o pedido, poderia significar que ele não seja habituado para tal reacção. Ele explicou-me que ele trabalha com o clero, numa base regular. Pode-se supor que outros clérigos (que trabalham com jovens, estudantes, etc) foram abordados e que não se recusaram a assinar tais documentos.

6. As medidas dessa natureza criam apreensão e inquietação. Elas são destinadas a intimidar as administrações e os estudantes universitários. Eles fazem parte de um padrão de toda a prática, que é bem conhecida da população ucraniana. A revitalização dessas práticas é uma tentativa consciente de reviver os métodos do passado totalitário soviético e re-instilar o medo numa sociedade que estava começando a sentir a sua liberdade.

7. Uma vez que apenas dois dos cerca de 170 universidades da Ucrânia têm sido manifestar o protesto sobre a recente evolução da política e da educação, e muitos reitores foram pressionados a manifestar o seu apoio sobre o rumo dos acontecimentos, é claro que nos últimos meses, o medo e a acomodação regressaram ao ensino superior. Pode-se esperar que UCU será um objecto de particular atenção e pressão possível nos próximos meses. A solidariedade da comunidade internacional, especialmente do mundo académico, será importante para ajudar a UCU a manter uma posição de princípio sobre a liberdade intelectual e social.

8. Falar e escrever abertamente sobre estas questões é uma forma mais pacífica e eficaz de contrariar os esforços para controlar secreta e intimidar os estudantes e os cidadãos. Como ficou claro, durante este incidente, as autoridades estaduais são particularmente sensíveis sobre a publicidade relativa à sua actividade. A informação pode ter um papel, peremptório correctivas e cura quando se trata de acções planejadas para circunscrever a liberdade cívica, a democracia e a dignidade fundamental do ser humano.

Note-se que no dia 11 de Maio de 2010, quando os estudantes ucranianos foram organizar a actividade de protesto em Lviv, bem como em Kiev, um representante do escritório de Ihor Derzhko, o chefe-adjunto da Administração Regional de Lviv responsável pelos assuntos humanitários, chamou a reitoria e pediu as estatísticas sobre o número de alunos que participaram nas manifestações. A resposta de UCU foi de que a universidade não sabe contar dessa maneira.

Por favor, mantenha UCU e todos os estudantes e os cidadãos da Ucrânia em seus pensamentos e orações.

Pe. Borys Gudziak
Reitor da Universidade Católica Ucraniana
19 de maio, 2010
Related Posts with Thumbnails