Wiki Carpathians

Filmes, livros e Internet na vida dos ucranianos

ucranianos internet, livros, filmes

Livros

Os ucranianos lêem pouco. Na Ucrânia apenas 27% de população tem interesse de ler, que é um pouco menos do que na Rússia - 30%.

Os países europeus onde as pessoas lêem muito são: o Reino Unido, Alemanha e França. Nestes países lêem os livros regularmente 73,5%, 66% e 61% da população respectivamente.

Na Ucrânia apenas 40-45% de pessoas compram os livros, dos quais pouco mais da metade compra mais de 10 livros por ano. Para comparação: um checo médio compra 15 livros por ano (antes da crise era 22).




Quanto à questão dos livros, segundo a Câmara dos Livros da Ucrânia, no ano passado a um ucraniano respeitavam 1,22 livros e brochuras. Enquanto na Espanha, que é muito mais avançada neste aspecto, este número é de 7,8 livros por pessoa (na Rússia 4,5).

Claro, que isso já não 0,4 livro por pessoa como era há 10 anos, mas os especialistas não prevêem o crescimento desta taxa.

Filmes

Embora que os distribuidores dos filmes falam sobre o crescimento significativo da participação do cinema, mas segundo o número dos espectadores na Ucrânia está muito atrás do resto da Europa.

Em 2009, na Ucrânia representava 0,49 idas ao cinema por capita (21,5 milhões de bilhetes vendidos). Enquanto na Alemanha - 1,7 idas ao cinema (146,3 milhões de bilhetes vendidos).

Internet

A Ucrânia fecha a dezena dos países da Europa com o maior número dos usuários de Internet. Segundo a empresa Miniwatts Marketing Group, em Setembro de 2009, a audiência ucraniana na Internet ascendeu a 10,4 milhões. Segundo este valor, a frente da Ucrânia estão: Polónia (20 milhões), Turquia (26,5 milhões) e Rússia (43,5 milhões). A liderança absoluta segundo usuários de Internet na Europa tem a Alemanha com 54,2 milhões.

Apesar de isso, os ucranianos são muito eficazes. Como diz a empresa Panda Securities, no Janeiro-Fevereiro de 2010 dos endereços de IP de Kiev foi enviado 1% do spam global. Kiev ocupou o nono lugar na lista das cidades - maiores spammers. O capital da Ucrânia está a frente de Jacarta (0,85%), Buenos Aires, Rio de Janeiro (0,84%) e Moscovo (0,56%).

No entanto, a audiência da Internet ucraniana distinguiu-se também nas actividades mais dignas. Por exemplo, no blogging. De acordo com Ukrainian Watcher, no fim de 2009, a Ucrânia chegou em quinto lugar no mundo em número de perfiles registados no "LiveJournal". Naquela época eles eram 187.300.
Related Posts with Thumbnails