Livros
Os ucranianos lêem pouco. Na Ucrânia apenas 27% de população tem interesse de ler, que é um pouco menos do que na Rússia - 30%.Os países europeus onde as pessoas lêem muito são: o Reino Unido, Alemanha e França. Nestes países lêem os livros regularmente 73,5%, 66% e 61% da população respectivamente.
Na Ucrânia apenas 40-45% de pessoas compram os livros, dos quais pouco mais da metade compra mais de 10 livros por ano. Para comparação: um checo médio compra 15 livros por ano (antes da crise era 22).
Quanto à questão dos livros, segundo a Câmara dos Livros da Ucrânia, no ano passado a um ucraniano respeitavam 1,22 livros e brochuras. Enquanto na Espanha, que é muito mais avançada neste aspecto, este número é de 7,8 livros por pessoa (na Rússia 4,5).
Claro, que isso já não 0,4 livro por pessoa como era há 10 anos, mas os especialistas não prevêem o crescimento desta taxa.
Filmes
Embora que os distribuidores dos filmes falam sobre o crescimento significativo da participação do cinema, mas segundo o número dos espectadores na Ucrânia está muito atrás do resto da Europa.Em 2009, na Ucrânia representava 0,49 idas ao cinema por capita (21,5 milhões de bilhetes vendidos). Enquanto na Alemanha - 1,7 idas ao cinema (146,3 milhões de bilhetes vendidos).
Internet
A Ucrânia fecha a dezena dos países da Europa com o maior número dos usuários de Internet. Segundo a empresa Miniwatts Marketing Group, em Setembro de 2009, a audiência ucraniana na Internet ascendeu a 10,4 milhões. Segundo este valor, a frente da Ucrânia estão: Polónia (20 milhões), Turquia (26,5 milhões) e Rússia (43,5 milhões). A liderança absoluta segundo usuários de Internet na Europa tem a Alemanha com 54,2 milhões.Apesar de isso, os ucranianos são muito eficazes. Como diz a empresa Panda Securities, no Janeiro-Fevereiro de 2010 dos endereços de IP de Kiev foi enviado 1% do spam global. Kiev ocupou o nono lugar na lista das cidades - maiores spammers. O capital da Ucrânia está a frente de Jacarta (0,85%), Buenos Aires, Rio de Janeiro (0,84%) e Moscovo (0,56%).
No entanto, a audiência da Internet ucraniana distinguiu-se também nas actividades mais dignas. Por exemplo, no blogging. De acordo com Ukrainian Watcher, no fim de 2009, a Ucrânia chegou em quinto lugar no mundo em número de perfiles registados no "LiveJournal". Naquela época eles eram 187.300.